Mais uma dica de livro: “Todas as Cores do Céu”, de Amita Trasi, é uma daquelas obras que nos faz refletir bastante, mostrando que, muitas vezes, nossos problemas são pequenos demais para tanta reclamação.

Ao longo da vida meus pais me proporcionaram a experiência de conhecer diversas culturas e isso me fez aprender a não julgar os costumes de outros povos.

Por isso, essa leitura me marcou muito. O livro aborda de forma muito clara um padrão horripilante na Índia: o sistema de castas.

O sistema de castas da Índia é abominável. Não se trata de uma cultural diferente e, sim, de uma grave violação de direitos básicos, que leva a absurdos como a aceitação do tráfico de mulheres.

Acompanhar as consequências desse sistema na vida da personagem Mukta é triste. Ver a luta incansável de Tara contra as imposições do país e a busca dela pela melhor amiga, Mukta, é reconfortante.

Mas o que me impressionou foi a mensagem-chave. A obra fala muito sobre como carregamos, durante uma vida inteira, o peso de uma decisão errada, sobre como nos perdoar e sobre a falta de coragem para assumir um erro e mudar.

Vale a leitura!